Três bairros LGBT-friendly para morar em Lisboa
Publicado a 12/04/21
Quem já teve o privilégio de passear pelas ruas de Lisboa será levado a concordar ser uma das mais belas cidades do mundo. O seu ambiente amigável, os seus habitantes hospitaleiros e bairros pitorescos continuam a atrair nacionais e estrangeiros por igual.
É também no espírito de uma verdadeira capital europeia que uma mentalidade progressista e tolerante se tem vindo a intensificar. Para uma crescente comunidade LGBT, os anos 80 e 90 estão cada vez mais distantes com os seus costumes profundamente tradicionais.
Desde logo, Lisboa é actualmente considerada como um dos mais apetecíveis LGBT-friendly em muito graças à forma acolhedora como todos são por aqui recebidos. Existem alguns bairros em particular onde a comunidade LGBT encontra ainda mais motivos para desfrutar da vida e da cidade, os quais daremos a conhecer de seguida.
Príncipe Real
Basta um fim de tarde no Príncipe Real para sentir que estamos num lugar especial da cidade. A vista sobre a cidade é de tirar o fôlego e a área envolvente é complementada por comércio e restaurantes que nos convidam a permanecer um pouco mais.
O encanto desta zona é, aliás, o motivo pelo qual se tornou recentemente um foco de interesse por parte daqueles que procuram arrendar um imóvel na cidade. O valor médio de €1.314 praticado em Lisboa não aparenta ser impeditivo no que toca a esta zona verdadeiramente principesca e onde é possível encontrar luminosos apartamentos que tenham sido alvo de renovação recentemente.
Bairro Alto
Viver paredes-meias com um bar é um estilo de vida que só pode convidar à boémia. Felizmente, o Bairro Alto é onde a diversão habita. Tranquilo durante o dia, transforma-se por completo à noite e dá resposta aos sonhos mais audazes de cada um de nós.
É também aqui que a oferta de bares e discotecas LGBT-friendly se multiplica, convidando a infindáveis horas de diversão até o dia despertar. Não será talvez a zona perfeita para todos viverem se procurarem paz e sossego, mas é seguramente aquela em que todos se podem divertir sem pensar duas vezes.
Viver em Lisboa sem experienciar tudo o que o Bairro Alto oferece é perder uma oportunidade de conhecer a cidade em maior intimidade, com toda a diversidade e hospitalidade que a mesma oferece.
Chiado
O Chiado é muito mais que os seus famosos Armazéns. Seguramente uma das mais encantadoras zonas da cidade, está repleta não só de charmosos apartamentos como de inúmeras lojas e restaurantes onde a comunidade LGBT é recebida com especial carinho.
Poucas zonas da cidade se pautam por oferecerem um bem-estar tão vincado como esta, onde a constante torrente de gentes traz sempre algo de novo à sua porta. É também uma zona de contrastes, onde esse movimento diurno é substituído por uma calmaria extrema à noite.
Viver neste ponto em particular é também sinónimo de usufruir de tudo o que a cidade tem de melhor à sua porta no que respeita à oferta cultural.
Há ainda a ressalvar que Portugal foi recentemente considerado o destino mais gay friendly do mundo. Para tal distinção em muito contribui a cidade de Lisboa, com muitas iniciativas dedicadas, como é o caso da Pride de Lisboa.
Porém, é na amabilidade dos Lisboetas em receber todo e cada um sem julgamentos de maior que reside o verdadeiro segredo e que torna este um ponto particularmente apelativo onde imaginar os próximos anos da sua vida.