Prémios dezanove fazem homenagem a Pedro Dias
Publicado a 27/02/21
A 11ª edição dos Prémios anuais do site dezanove.pt considerou Pedro Dias a Personalidade do Ano. A distinção é efectuada a título póstumo dado que Pedro Dias, proprietário da discoteca Trumps, faleceu nos últimos dias do ano passado.
“É impossível não falar da história LGBTI de Lisboa sem falar da discoteca Trumps. E falar da discoteca Trumps é falar de Pedro Dias, que ao longo das últimas décadas soube dirigir, inovar como ninguém e inspirar os que com ele privaram. Pedro Dias faleceu, mas o seu legado permanecerá e fará parte da história LGBTI.” consideram os responsáveis pela atribuição.
Na mesma edição dos Prémios dezanove o Finalmente Club foi considerado o Espaço LGBTI do Ano por se ter reinventado em tempo de pandemia. “O Finalmente Club, palco do transformismo em Portugal, alterou horários, colocou mesas, serviu refeições e colocou em palco as artistas da casa e muitos convidados através de uma curadoria dos Fado Bicha num cabaret contra a amorfia e contra a resignação.”
Já o musical “CLock Down” do projecto Drag Taste foi considerada a Peça do Ano. O primeiro musical drag interactivo do mundo é conduzido por Teresa Al Dente. No musical estão presentes várias drags portuguesas, entre as quais, a DJ Filha da Mãe, Babaya Samambaia, Cher No-Billz ou Lexa BlacK. “Um sucesso de bilheteira internacional em que ficou provada a capacidade de reinvenção da equipa Drag Taste para fazer face a uma crise sem precedentes e que permitiu continuar a dar emprego a toda uma equipa.” pode ler-se na justificação apresentada pelo site dezanove.pt.