Cinco sítios a visitar, sem falta, em Sintra
Publicado a 22/01/22
A 40 minutos de comboio da estação de comboios do Rossio, em Lisboa, encontramos a vila mágica de Sintra e não e por acaso que faz parte de todos os roteiros turísticos.
Um dia não costuma ser suficiente para visitar as nossas cinco sugestões, sobretudo porque podes encontrar as já habituais enormes filas para aceder aos monumentos. Portanto, organiza a tua agenda e reserva pelo menos dois dias para visitar estes cinco pontos de interesse.
Outra recomendação é levar calçado prático, confortável e ajustado ao pé, pois a grande maioria dos percursos destes dias serão efectuados a pé, por escadas íngremes ou caminhos irregulares. “Vítima” ou “beneficiária” do seu micro-clima Sintra é ainda o lugar ideal para levar sempre aquele casaquinho corta-vento.
Para retemperar forças e repor as energias das caminhadas sugere-se um afamado travesseiro de Sintra na Periquita ou uma queijada com nome da vila.
Por último, mas não menos importabte, para te movimentares entre os monumentos mais distantes sugerimos recorrer a transporte partilhado (autocarro, táxi, tuk-tuk ou TVDE)
Posto isto, aqui vão as nossas sugestões:
Quinta da Regaleira – Considerado um dos berços da arquitetura romântica na Europa é composto por um palácio do século XIX e por jardins labirínticos e exuberantes. Este é um local enigmático e cheio de simbolismo. Um dos pontos mais visitados e fotografados é o poço iniciático. Acredita-se que aqui tenham tido lugar rituais de iniciação à maçonaria.
Palácio Nacional da Pena – Construído a 500 metros de altitude, coroa a Serra de Sintra e é o mais completo e notável exemplar de arquitetura portuguesa do Romantismo. Classificado como Monumento Nacional desde 1910. O palácio é fruto da imaginação de D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, que casou com a rainha D. Maria II em 1836. Apaixonado por Sintra, resolveu adquirir o convento e as terras envolventes para construir o palácio de verão da família real. Sugere-se a visita fora dos dias de Verão!
Palácio da Vila ou Palácio Nacional de Sintra – É o grandioso e magnífico
palácio onde bate o coração de Sintra. É este o palácio mais antigo de Portugal. Formado um conjunto de edifícios que foram construídos, acrescentados e adaptados ao longo de séculos, hoje a data da fundação do paço mais antigo permanece um enigma por resolver, acredita-se que tenha sido por volta do século X ou XI, quando Sintra era território islâmico. Destaque para as suas inúmeras salas repletas de mobiliário ornamentado, belíssimos painéis de azulejos e tectos trabalhados minuciosamente, autênticas telas merecedoras de contemplação.
Palácio de Monserrate – tal como os anteriores dois monumentos integra os Parques de Sintra.
O industrial inglês e colecionador de arte Francis Cook transformou Monserrate naquilo que hoje conhecemos: um espaço com exuberantes jardins que deslumbram o visitante com espécies exóticas vindas dos quatro cantos do mundo. O exotismo do palácio domina a paisagem. A riqueza interior revela-se uma surpresa até ao mais viajado dos turistas. Um monumento a não perder!
NewsMuseum – Com um nome muito menos sonantes que as anteriores quatro sugestões, acaba por nos oferecer uma experiência diferente. É um espaço experiencial dedicado às notícias, aos media e à comunicação, que fica mesmo à entrada da vila de Sintra. Uma viagem pela História do nosso país e do mundo. Vale a pena a visita!