Cinco museus para visitar em Lisboa

Publicado a 16/01/22


Sabias que Lisboa vai ter um Museu Lusófono da Diversidade Sexual? Pelo menos é o que está previsto.

A inauguração do Museu está prevista para este ano e pretende contar a história, o presente e o futuro dos nove países lusófonos em relação aos direitos e conquistas da população LGBT: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A ideia é unir os nove países num museu localizado em Lisboa, mas que também possa fazer exposições itinerantes tanto em Portugal e Brasil quanto nos restantes sete países.

Mas enquanto este museu não abre, temos cinco sugestões para ti:


Museu do Azulejo: é um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua colecção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor. + info.


Museu Arqueológico do Carmo: instalado nas Ruínas do Carmo integra peças de valor histórico, arqueológico e artístico, numa cronologia ampla que contempla artefactos e obras desde a Pré-História à época contemporânea. É um dos mais belos espaços a visitar e para fotografar na capital. + info.


Museu do Aljube: Dedicado à memória do combate à ditadura e à resistência dos que lutaram em defesa da liberdade e da democracia, o museu situa-se na antiga prisão do Aljube, junto à Sé Catedral de Lisboa. + info.


Casa Museu Amália Rodrigues: A Casa Museu Amália Rodrigues foi inaugurada a 23 de Julho de 2001, cumprindo aquele que era um dos desejos de Amália: abrir a sua casa ao público e partilhar o seu lado mais pessoal e íntimo. Aqui, faz-se uma verdadeira viagem à vida deste grande ícone de Portugal. + info.


Museu Nacional dos Coches: O Museu Nacional dos Coches possui a mais importante colecção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX. Ao Domingo é gratuito para residentes em Portugal 🙂 + info.

Em breve serão publicadas outras sugestões do que fazer em Lisboa!