Cinco miradouros espectaculares em Lisboa
Publicado a 16/01/22
Na cidade das Sete Colinas não faltam lugares para desfrutar da paisagem que cada uma nos oferece. Através dos miradouros vemos o Rio Tejo, jardins, telhados e o desenrolar da vida lisboeta. Se gostas de caminhar este é um passeio com cinco sugestões a não perder!
Topo do Parque Eduardo VII
Este é o primeiro miradouro desta lista de sugestões. Daqui se contempla uma visão única da cidade com o Tejo a seus pés: é o anfiteatro perfeito de Lisboa. O Parque Eduardo VII, foi projectado pelo arquitecto Francisco Keil do Amaral. E passou a ter este nome em 1903 depois da visita do Rei Eduardo do Reino Unido (antes chamava-se Parque da Liberdade)
Se te colocares junto à “fálica” estátua de José Cutileiro e à bandeira de Portugal podes contemplar a sempre movimentada Avenida da Liberdade e ter uma visão mais moderna da cidade. Nas nossas costas está o pacato jardim Amália Rodrigues. Do lado leste fica o pavilhão Carlos Lopes e à direita a Estufa Fria e a Estufa Quente, merecedoras de uma visita.
Este parque é ainda tradicionalmente o local escolhido de alguns eventos importantes como a Feira do Livro ou o WonderLand Lisboa. Muitas vezes o Parque Eduardo VII é associado à prática de cruising.
Jardim de S. Pedro de Alcântara
Contíguo ao Bairro Alto oferece uma vista fantástica a partir do coração da cidade. Foi construído em 1864 e está disposto em dois socalcos, que permitem criar dois ambientes distintos. O superior mais movimentado e o inferior mais calmo.
É um dos grandes ícones do romantismo que ainda sobrevivem na capital de Portugal. Fica mesmo ao lado do topo do elevador da Glória. Em frente podemos ver um pouco dos pontos que compõem a silhueta da cidade. Mesmo em frente destaque para outro jardim muito bonito: o Jardim do Torel.
Miradouro das Portas do Sol
Miradouro paisagístico com vista panorâmica da cidade para casas típicas do bairro de Alfama com telhados vermelhos e igrejas. Em baixo, destaca-se o edifício do Museu do Fado, a não perder. É possível ver o Rio Tejo e no topo da colina ergue-se imponente o Mosteiro de S. Vicente de Fora, a grande obra arquitetónica da Dinastia Filipina. No miradouro ao lado, Santa Luzia, podes tirar também belas fotografias com autênticas molduras de flores.
Miradouro Nossa Senhora do Monte
A melhor forma de aceder a este miradouro é apanhar o eléctrico 28 e sair na Graça. Seguir a rua da Senhora do Monte leva-nos a uma das mais belas vistas de Lisboa. Muitas vezes local de encontro ao fim da tarde, para ouvir música, desfrutar de uma bebida ou simplesmente relaxar.
Miradouro do MAAT
Um dos mais instagramáveis museus lisboetas permite aos seus visitantes desfrutar de uma vista desafogada do Rio Tejo. A pala do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – é uma verdadeira obra de arquitectura moderna da responsabilidade da arquitecta britânica Amanda Levete.
E já que estás aqui… Ali ao lado destaque para o Museu da Electricidade, continuando pela direita chegamos ao Padrão dos Descobrimentos e um pouco mais à frente a icónica Torre de Belém. Voltando atrás, e se cruzarmos a via rodoviária (pelo túnel ou pela ponte pedonal), podes aceder ao imponente Mosteiro dos Jerónimos. E para rematar vai sempre bem um original Pastel de Belém!